segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fatores de risco para Diabetes - Pré-diabetes

Olá pessoal!

No atual momento, no qual a Diabetes é uma doença muito frequente na população, considero importante falar sobre os fatores de risco que envolvem essa doença.

Como já foi dito, há dois tipos de diabetes mellitus.

A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença auto-imune, que significa que ela ocorre quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo, no caso as células beta do pâncreas.

No momento os cientistas não sabem exatamente o que faz o sistema imunológico atacar as células, mas eles acreditam que tanto fatores genéticos quanto ambientais, como vírus, estejam envolvidos.
Já a diabetes mellitus tipo 2, a forma mais comum de manifestação, está relacionada à obesidade, pressão alta, e colesterol alto.

Em torno de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 estão acima do peso. Estar acima do peso pode dificultar a utilização da insulina pelo corpo.



O envelhecimento também contribui para o desenvolvimento de diabetes. Pessoas acima de 45 anos são as que mais apresentam a doença.

Outros fatores de risco são:

Ter parente em primeiro grau (pais e irmãos) com diabetes.

Ter tido diabetes gestacional, ou ter dado a luz a pelo menos um filho pesando mais que 4 kg.

Ter pressão 140/90mm/Hg ou maior. Ter níveis de colesterol anormais: HDL menor que 35 e triglicérides maior que 250.

Não se exercitar com frequência (sedentarismo).

Ter síndrome dos ovários policísticos.

Histórico de doença cardiovascular.

Estudantes de Enfermagem da Universidade de São Paulo realizaram um estudo estatístico que confirmou os itens acima citados como fatores de risco da diabetes. Acesse o link:
Se uma pessoa apresenta algum desses fatores de risco, o ideal é realizar um teste de glicemia para a possível detecção da doença. Por vezes, a pessoa se encontrará em um estado de pré-diabetes, uma condição na qual os níveis de glicose são mais altos que o normal, porém ainda não elevados o suficiente para diagnóstico de diabetes.

Em 2003, a Federação Internacional do Diabetes – FDI divulgou que há mais de 300 milhões de pessoas no mundo com pré-diabetes. Este número mostra que a cada 10 pessoas, aproximadamente uma tem pré-diabetes.

Estudos também mostram que uma pessoa que tem pré-diabetes tem risco maior de ter infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame cerebral), problemas nos olhos, nos rins, nos nervos e nos vasos sangüíneos, comparados com uma pessoa que não tem pré-diabetes.

Outro estudo mostra que a cada 100 pessoas com pré-diabetes, 11 podem desenvolver a doença a cada ano, se não forem tomadas medidas preventivas.

Assim como a diabetes, não há cura para a pré-diabetes. O que pode ocorrer é uma pessoa pré-diabética ou diabética voltar a ter glicemia normal após realizar as medidas de prevenção, geralmente associadas à perda de peso. Se voltar a engordar, as condições de pré-diabetes e diabetes podem voltar. Portanto, não adianta só perder peso, mas sim, o mais importante é manter o peso adequado, continuando a realizar exercícios e a se alimentar adequadamente.



Referências biblográficas:

2 comentários: