terça-feira, 31 de maio de 2011

De olho na alimentação

Nunca devemos nos descuidar da nossa alimentação, mas os diabéticos devem se preocupar ainda mais com ela. Como eles precisam estar sempre medindo seu índice glicêmico é preciso ter controle dos alimentos ingeridos. A alimentação é tão importante para o controle da diabetes que muitos especialistas defendem tratamentos baseados apenas na alimentação, sem intervenção de medicamentos. Mas antes de entrar em mais detalhes sobre o assunto, é preciso definir alguns conceitos.

Índice glicêmico (IG): é um método que representa o potencial de um determinado alimento para aumentar a carga de açúcar no sangue. As medidas são feitas a partir de um alimento controle, normalmente o pão branco ou a glicose. Alimentos com alto índice glicêmico são digeridos rapidamente liberando glicose no sangue em grande quantidade e exigindo um aumento da quantidade de insulina, já alimentos de baixo índice glicêmico liberam gradualmente a glicose para a corrente sanguínea. Quando a glicose serve de padrão para determinação dos valores de IG, considera-se:

- IG > 70 - alto
- IG entre 56 e 69 - médio
- IG < 55 - baixo

No entanto, uma grande quantidade de alimentos de baixo IG podem fazer o mesmo efeito que um pequena quantidade de alimentos de alto IG, para isso foi desenvolvido o valor de carga glicêmica (CG) que relaciona o IG com a forma e a quantidade que o alimento é ingerido. A CG é calculada pelo produto entre o IG e a quantidade de carboidrato disponível na porção consumida divido por 100.

CG = (IG x carboidrato disponível na porção)/100

A CG usando a glicose como padrão é considerada alta para alimentos quando for maior ou igual a 20 e baixa quando for menor ou igual a 10.

Estudos relacionados aos índices de IG E CG são importante para possíveis efeitos preventivos adiquiridos com uma alimentamenção de baixo IG, tanto para obesos como diabéticos.

Existem várias pesquisas buscando por um tratamento baseado apenas na alimentação de baixo índice glicêmico e em atividades físicas regulares, sem o uso de medicamentos. Apesar de que as vezes, a intervenção com medicamentos ser necessário, não se deve desconsiderar a importância da alimentação para a prevenção da diabetes e para o controle da glicemia. Afinal de contas, a glicose em excesso no sangue, que traz tantos prejuízos para o diabético, é completamente adquirida pelo alimento ingerido.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário