quarta-feira, 18 de maio de 2011

Epidemiologia do diabetes e o papel da medicina social no combate à doença

Olá Pessoal!

Hoje vou fugir um pouco da abordagem clássica da doença e tratar do diabetes numa perspectiva social. Bem, é de conhecimento de todos que o diabetes, assim como a hipertensão, é uma enfermidade crônica, que acompanha o paciente para o resto de vida. Não havendo cura definitiva, é necessário um trabalho constante, por parte do paciente, da família e dos profissionais de saúde, para tentar desenvolver um tratamento personalizado, capaz de manter a qualidade de vida do diabético a melhor possível. Um tratamento completo englobaria a prescrição de medicamentos, a adoção de uma dieta e, se as condições gerais do paciente permitirem, a prática de exercícios físicos regulares.


A questão é que a quantidade de diabéticos, no Brasil e no mundo, é muito grande (dê uma olhada na abordagem epidemiológica que se segue). Sendo assim, é muito complicado que todos os pacientes possuam acesso a um programa completo de tratamento, pois isso demanda, do próprio paciente e do sistema público de saúde, no caso do Brasil, por exemplo, uma enorme quantidade de recursos. No nosso país, especificamente, a medicina social, na figura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), vem sendo utilizada no combate à doenças crônicas, entre elas o diabetes. Segue um trecho de um artigo que investigava justamente a qualidade de vida de indivíduos portadores de diabetes mellitus e acompanhados por uma equipe de saúde da família:  (Para ler, acesse o link: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/07.pdf)

"Nos últimos anos, a Estratégia Saúde da Família, enquanto política pública nacional, tem se destacado como estratégia de reorganização da atenção básica, na lógica da vigilância à saúde, representando uma concepção de saúde centrada na promoção da qualidade de vida, por meio dos seus principais objetivos que são: a prevenção, a promoção e a recuperação da saúde. Em muitos estados, o trabalho das Equipes de Saúde da Família (ESFs) permite o conhecimento da realidade social que acoberta as condições: sócio-econômica, alimentar, sanitária, bem como a estrutura familiar dos indivíduos com hipertensão e diabetes, facilitando a atuação da equipe, nos determinantes do processo saúde-doença. Além disto, o Programa detecta as dificuldades que impedem maior adesão ao tratamento e busca a formação de parcerias para disseminar a importância do cuidado aos pacientes e seus familiares. Estas atividades proporcionam o vínculo entre os pacientes e a ESF".

Agora, um pouco de Epidemiologia...

O Diabetes está entre as doenças que mais matam no mundo, e no Brasil não é muito diferente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, por volta de 2005 havia cerca de 170 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Para se ter uma idéia da disseminação da doença, a própria OMS prevê que em 2030 metade da população mundial possuirá diabetes.

Atualmente, o diabetes ainda é mais comum nos países desenvolvidos, especialmente a tipo II, mas alterações no estilo de vida dos países em desenvolvimento vem aumentando muito o número de casos nessas regiões. Claro que não há regra absoluta de proporcionalidade entre o IDH e o número de diabéticos: no Brasil, por exemplo, 12% (em torno de 22 milhões de pessoas) da população é diabética, enquanto, em Portugal, apenas 5% da população (500 mil).

Referências:
http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/conquer/article/viewFile/88/65
http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/07.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Diabetes

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp ... + 2347081986098

    ResponderExcluir