sábado, 18 de junho de 2011

Chá preto pode reduzir a glicemia

Olá! Estava navegando pela internet, preparando nosso seminário de biobio, quando encontrei uma reportagem muito interessante e diretamente relacionada ao nosso blog. Por isso resolvi compartilhar com vocês. A reportagem tratava dos benefícios do chá preto para pacientes diabéticos e pré-diabéticos.


Segundo o autor do artigo, Dr. Daniel J. DeNoon, o chá preto contém uma substância que mimetiza os fármacos acarbose e miglitol, utilizados no diabetes tipo 2. Ele contém uma quantidade da substância (um composto polissacarídeo) superior ao chá verde ou oolong, relatam Haixia Chen e colaboradores da Universidade Tianjin, na China. O banchá tem sido utilizado como um tratamento para diabetes na China e no Japão. É sabido que polissacarídeos de chás reduzem a glicemia.

Agora Chen e colaboradores mostram que os polissacarídeos de chás inibem uma enzima denominada alfa-glicosidase, que transforma o amido em glicose. Os medicamentos antidiabéticos acarbose e miglitol agem justamente através da inibição desta enzima.

"Muitos esforços foram realizados na busca por hipoglicemiantes eficazes oriundos de substâncias naturais", disse Chen em um comunicado à imprensa. "Existe uma possibilidade do uso do polissacarídeo do chá preto no controle do diabetes." Não está claro, porém, se simplesmente beber o chá preto ajudaria. A equipe de Chen utilizou métodos químicos de extração - não infusão simples - para extrair os polissacarídeos do chá que eles adquiriram em mercados locais.

Chen, H., Journal of Food Science, publicado online em junho de 2009.


Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário