terça-feira, 28 de junho de 2011

Canela contra diabetes?



Olá caros leitores! Em função do muito merecido feriado prolongado, nosso blog passou alguns dias abandonado... Agora, porém, voltamos a todo vapor com mais informações quentíssimas sobre diabetes. Hoje, especificamente, vou falar de um estudo que testava uma suposta propriedade da canela que a tornaria útil no combate à diabetes. Confira.

Efeito redutor da canela sobre a hemoglobina glicada e a pressão arterial em um grupo multi-étnico de pacientes com diabetes tipo 2 no Reino Unido: um ensaio clínico duplo-cego, randomizado, controlado com placebo.

Resumo do estudo

Conforme afirmado no título, este ensaio clínico relativamente pequeno usou um desenho duplo-cego, randomizado, controlado com placebo, para testar os efeitos da ingestão de 2g de canela sobre a A1C (hemoglobina glicada), a pressão arterial e os perfis lipídicos. De 3 centros no Reino Unido, 58 pacientes com diabetes tipo 2 e A1C > 7%, e tomando medicação antihiperglicemiante oral foram escolhidos aleatoriamente para receber canela (n = 30) ou placebo (n = 28) por 12 semanas.

A1C, glucose em jejum, lipoproteínas de alta densidade (HDLs), lipoproteínas de baixa densidade (LDLs), triglicerídeos, bem como peso corporal, índice de massa corporal e circunferência da cintura foram medidos ao tempo da adesão e novamente 12 semanas após a intervenção.

Os pacientes tinham 55 anos e a maioria (57%) era de asiáticos/britânico-asiáticos (indianos/paquiataneses/bangladeshianos), enquanto 26% eram negros. Apesar do fato de que todos estavam recebendo antihiperglicemiante orais, 76% estavam em monoterapia com metformina, somente 34% estavam tomando antihipertensivos, e 33% estavam tomando estatinas.

Na base de referência, os grupos não diferiram em nenhuma das medidas de interesse clínico, com A1C média de aproximadamente 8,4% e pressão arterial média de aproximadamente 133/86 mmHg. Entretanto, após 12 semanas, a A1C diminuiu em 0,36% no grupo tratado com canela versus um aumento de 0,12% no grupo que recebeu placebo (P = 0,002).

Alteraações na pressão arterial sistólica (-4 mmHg vs +1 mmHg, P < 0,001) e diastólica (-4 mmHg vs -1 mmHg, P < 0,001) também favoreceram o grupo que usou canela. Também foram observadas diferenças não signicativas no peso corporal (-2.9% vs -0.5%, P = 0,183) e na circunferência da cintura (-2.4 cm vs -0.6 cm, P = 0,354).

Discussão

Outro estudo anterior já descobriu que a canela reduz a glucose em jejum, entretanto uma meta-análise de 5 ensaios não encontrou nenhuma redução na A1C com a ingestão de canela. Os aparentes benefícios sobre a A1C e a pressão arterial relatados no presente estudo foram relativamente pequenos, o ensaio foi de curta duração e a população do estudo também foi algo atípica. Em todo caso, ainda deve ser averiguado se esses resultados podem ser atingidos em uma amostra mais representative e sustentados por um período mais longo.

Se houver um limite quanto à quantidade de canela que um indivíduo esteja disposto a tomar, os modestos benefícios, vistos neste estudo, não contribuem para aumentá-lo. Entretanto, não parece haver nenhum prejuízo em um paciente consumir canela, desde que isso não o impeça de usar terapias mais potentes e de eficácia comprovada.

Conclusão

Conclui-se, então, que a ingestão de 2g de canela por 12 semanas reduz significativamente a HbA1c, a PAS e a PAD entre pacientes com diabetes tipo 2 não controlada. A suplementação dietética com canela poderia ser considerada como uma opção adicional a fim de regular os níveis de glicose sanguínea e de pressão arterial, juntamente com medicações convencionais para tratar a diabetes mellitus tipo 2.


Autor: Gregory A. Nichols


Referência:
http://www.medcenter.com/Medscape/content.aspx?bpid=88&id=28652&__taxonomyid=3431

Nenhum comentário:

Postar um comentário