domingo, 10 de julho de 2011

Vamos malhar?

Se você é aluno da UnB e nunca ouviu falar sobre o projeto Doce Desafio, é bom que leia esse post. Por quê? Ora, esse projeto acontece dentro da própria UnB e a maioria dos alunos nunca ouviu falar! Dentro da nossa universidade existem várias oportunidades para serem aproveitadas, então se liguem nelas.

O projeto Doce Desafio é liderado pela Prof.ª Drª Jane Dullius, docente da UnB e diabética desde 1971, e o projeto visa integrar a atividade física no tratamento de diabéticos. Qualquer diabético pode participar gratuitamente do projeto, tendo a oportunidade de praticar atividades como ginástica, alongamento, musculação, vôlei, futebol, entre outros, todas as atividades adaptadas às características de cada participante. Além disso, são feitas avaliações de glicemia, pressão arterial, frequência cardíaca, medicação, alimentação e outros dados, no intuito de acompanhar o desenvolvimento do paciente.

Para saber mais sobre o projeto visite o site do Doce Desafio.

Mas afinal de contas, por que a atividade física é tão importante para o diabético? Bom, na verdade a prática regular de atividades físicas é importante para qualquer pessoa, sendo ela portadora de diabetes ou não, porque previne o surgimento de várias doenças, além de manter o peso em taxas normais e saudáveis para o organismo, o que também contribui para melhorar a autoestima.

Mas qual o diferencial dessa prática no caso de diabéticos? A principal característica dos diabéticos é a hiperglicemia sanguínea, e já foi comprovado que a prática de atividades físicas diminui a glicemia no sangue. Como? Exercícios físicos aumentam a quantidade de GLUT 4 na membrana das células musculares. Como já foi dito no blog, as GLUT 4 são proteínas de membrana responsáveis pelo transporte da glicose para dentro da célula. O GLUT 4 fica retido em vesículas citosólicas, e seu deslocamento para a membrana plasmática e sua fusão a esta é resultado da ação da insulina. A atividade física está relacionada com a movimentação dessas proteínas para a membrana plasmática, por isso possui uma influência na glicemia sanguínea.

Precauções que devem ser tomadas: é preciso acompanhar a situação glicêmica do diabético antes e depois da atividade física, para que não ocorra hipoglicemia. O período de tempo e a intensidade com que é feita a atividade física também devem ser analisados e regulados de acordo com o quadro de cada paciente. No caso de diabetes tipo 2, também deve-se analisar a predisposição para doenças cardiovasculares.

Portanto, diabéticos, pratiquem exercícios, mas não deixem de fazer o acompanhamento médico. E como diz o lema do Doce Desafio, não se esqueçam “A vida não precisa ser amarga só porque o diabético é doce”.

Referências Bibliográficas:

Bioquímica Básica; Anita Marzzoco, Bayardo B. Torres
Píncipios de Bioquímica; Lehninger, Albert L.;Nelson, Kay Yarborough

Nenhum comentário:

Postar um comentário